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8 Benefícios da Musculação

8 Benefícios da Musculação
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Os benefícios da musculação vão além do corpo definido. A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física recomendada  para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.

O treinamento com pesos auxilia no emagrecimento, aumenta o gasto calórico diário e impulsiona o metabolismo. Previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Pode evitar o diabetes, já que o crescimento de massa muscular queima mais glicose.

Os benefícios da musculação são: eliminação da gordura, aumento da massa muscular, aumento da força muscular, melhora a atividade cardíaca, a postura, a auto-estima, o sono, o bem-estar, os quadros de depressão, eleva a resistência do sistema imunológico. Ameniza a celulite, pois o exercício com peso evita a flacidez e define os músculos.

Os resultados obtidos não dependem apenas do estilo de treino, outros fatores como flexibilidade, condicionamento cardiorespiratório, tipo de alimentação e hereditariedade também são importantes.

Grande parte das pessoas ainda busca essa modalidade para melhorar a aparência estética, portanto o objetivo deve ser o resultado de uma atividade bem orientada e segura.

1.  VOCÊ EMAGRECERÁ DE FATO!

Porque emagrecer é reduzir gordura corporal e não necessariamente peso! Veja só: Pesquisadores dividiram pessoas em dieta em 3 grupos: o sedentário, o que fazia apenas exercícios aeróbios e o que seguia um treino aeróbio e de força. Todos perderam cerca de 9 kg, mas aqueles que praticaram musculação eliminaram quase 3 kg a mais de GORDURA do que os demais! 

2.  TERÁ UM METABOLISMO MAIS ACELERADO.

Que tal emagrecer mesmo fora da aca

demia? A musculação torna isso possível. De acordo com o fisiologista Raul Santo, da Unifesp, o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados.

O mesmo não acontece com o tecido adiposo. “Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui a quantidade de gordura do corpo. Isso faz com que o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino”, explica o fisiologista.

Após um treino de força, os músculos precisam de energia extra para reparar as fibras lesionadas, e a medida que você aumenta a massa magra aumenta proporcionalmente sua Taxa metabólica basal, ou seja, o gasto calórico em repouso.

3. PROTEGE OS OSSOS

Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores. Ela também diminui as chances de osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos.

“Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões causadas por outros exercícios”.

O exercício ajuda o cérebro a manter um plano de dieta! Você não vai querer por tudo a perder depois de se esforçar tanto…

4. SENTIRÁ MENOS DOR NAS COSTAS.

A maioria dos casos de dores nas costas está relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade, o fortalecimento dos paravertebrais e abdominais estabiliza a coluna melhorando a postura.

5. SERÁ MAIS PRODUTIVA.

Pesquisadores descobriram que voluntários eram 15% mais produtivos no trabalho nos dias em que se exercitavam.

6.EVITARÁ DOENÇAS COMO:

Osteoporose, Diabetes, Hipertensão.Quando você puxa ferro, especialmente em treinos com muito volume e intensidade e pouco descanso, obriga seu coração a trabalhar pesado. Além disso, a contração muscular, você sabe, provoca vasodilatação. 

Os exercícios conseguem trabalhar vários grupos musculares, eles melhoram também o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares. “Exercícios intensos controlam a pressão sanguínea, combatem o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável”.

7. AUMENTA A FLEXIBILIDADE

Pode parecer estranho, mas os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade, diz um estudo apresentado no encontro da Associação Americana para a Medicina do Esporte. Pesquisadores compararam os efeitos do alongamento e da musculação na flexibilidade de músculos.

Durante o estudo, 25 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles fez musculação durante cinco semanas e o outro, alongamento pelo mesmo período. Outras 12 pessoas foram usadas como grupo controle, permanecendo inativas. Os resultados mostraram que, bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

8. QUALIDADE DE SONO

São inúmeros os estudos que mostram que a musculação proporciona aumento na qualidade do sono – e, claro, dias com muito mais disposição. Isso vale principalmente para quem treina ao longo do dia, já que o treino pouco antes da hora de dormir pode ter o efeito inverso.

O fato é que a musculação reduz o stress e a ansiedade que, junto com o cansaço físico, favorecem uma boa noite de sono – e ajuda a pegar no sono mais facilmente. Há, inclusive, estudos que mostram como a prática diária de exercícios pode ser uma das soluções para quem sofre de insônia.

Como resultado de um sono de melhor qualidade, estão impactos positivos no humor, maior nível de energia e disposição ao longo do dia, sensação de bem-estar e boa saúde de forma geral.

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