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8 Superfrutas E Seus Benefícios Para Saúde

8 Superfrutas E Seus Benefícios Para Saúde
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As superfrutas além de alimentar, se diferenciam das frutas tradicionais pelos benefícios para saúde  eficiência. Elas agem no organismo como um alimento funcional.

Uma das mais importantes características das superfrutas é a sua alta concentração de antioxidantes.

Por isso, elas oferecem mais força ao organismo para o combate aos radicais livres e, desta forma ajudam a proteger o organismo contra diversas doenças, entre elas, as cardiovasculares e as neurodegenerativas.

Já é de conhecimento da maioria das pessoas que uma alimentação saudável contribui para uma vida melhor em qualquer fase.  Mas o que todos precisam saber é que uma alimentação saudável pressupõe, inclusive, o consumo de alimentos antioxidantes, com o objetivo de promover um melhor funcionamento do organismo e prevenir alguns problemas de saúde que podem chegar com o avanço da idade.

O termo superfrutas não é muito popular ainda entre os consumidores, até porque algumas são raras no Brasil. No entanto, é utilizado para categorizar algumas pequenas frutas, por causa de suas propriedades funcionais.

AÇAI

Bastante comum no Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, mas bastante conhecido e consumido em todo o país. De índice ORAC elevado, o açaí conta, entre seus principais nutrientes, com os ácidos graxos do tipo ômega.

É rico em fibras e antocianinas, que são as responsáveis pela sua coloração escura, que contribuem no tratamento e prevenção de cânceres, principalmente da leucemia. E é bastante conhecido pela sua capacidade estimulante, perfeita para quem pratica atividades físicas.

Para ser consumida, está super fruta, passa por um processo pelo qual é despolpada em uma máquina específica para que a polpa se desprenda. Depois, é misturado com água, para obter o chamado “vinho de açaí” que dá origem a várias formas de servi-lo.

O modo como é consumido varia de região para região, podendo ser apreciado na forma de bebidas, doces, geleias e sorvetes. Na Amazônia, por exemplo, consome-se a polpa pura misturada com farinha de mandioca ou tapioca e, até mesmo, com peixes e frutos do mar.

Já nos estados do Sudeste é mais comum ver uma preparação doce, como suco ou congelado, com xarope de guaraná, cereais e frutas, servido na tigela.

ACEROLA

Pode ser consumida em forma de suco e misturada a outras frutas. É importante lembrar: não coar o suco para não desprezar as propriedades da casca e aproveitar, ao máximo, seus benefícios.

Rica em vitamina C, bioflanoides e carotenoides, de alto poder antioxidante, a acerola promove melhora do sistema imunológico. Previne gripes e resfriados. Atua até na saúde e rejuvenescimento da pele.

Cem gramas desta fruta podem conter até cinco mil miligramas de vitamina C, bem acima do valor diário recomendado desta vitamina para um adulto, que é de 45 miligramas

AMORA

Essa saborosa fruta está classificada entre as top 10 quando o assunto é a concentração de antioxidantes.  A amora é rica especificamente em polifenóis, antioxidantes e é altamente nutritiva.

As antocianinas, responsáveis pela cor escura desta super fruta, podem ser utilizadas na indústria alimentícia como corante natural, sendo uma excelente alternativa em produtos com corantes artificiais.

Além disso, esses compostos podem ser usados na fabricação de cápsulas e comprimidos nutracêuticos. Da mesma família dos encontrados no chá verde, que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose.

Ela também é o número um para a fibra: um copo já fornece um terço de sua meta diária de 25 a 35 gramas. A melhor maneira de se aproveitar suas propriedades funcionais, é consumir a amora ao natural, porque, após o processamento e aproveitamento em iogurtes e geleias, por exemplo, não há como garantir que suas propriedades funcionais se mantenham intactas.

Porém, nada impede que esta pequena super fruta possa ser consumida na forma de suco, em preparações de sobremesas, etc.

BLUEBERRY OU MIRTILO

O Blueberry, também conhecida como Mirtilo, é uma fruta antioxidante, responsável pelo combate ao envelhecimento precoce. No Brasil, geralmente o fruto é comercializado congelado ou desidratado.

Sua cor forte e azulada deve-se a uma substância chamada antocianina, que é potente no combate aos radicais livres. A maior vantagem dessa fruta é seu poder de auxiliar na função cerebral.

Vários estudos indicam os níveis elevados de flavonoides no Blueberry como responsável pela melhoria da memória. As pesquisas ainda indicam que seu consumo regular pode ajudar a manter o bom funcionamento do cérebro enquanto envelhecemos.

Um estudo descobriu que mulheres com maior ingestão da fruta eram capazes de ter um atraso no envelhecimento cognitivo de até 2,5 anos. O Blueberry ainda é rico em manganês, que desempenha um papel importante no seu metabolismo e pode ajudar a mantê-lo energizado.

Combinando também vários outros benefícios como ação diurética e cicatrizante. Esta frutinha é considerada uma superfruta devido seu alto potencial antioxidante, portanto excelente opção natural para quem deseja aumentar a defesa do organismo, além de ser importante por manter a saúde dos olhos.

CRANBERRY

Essa pequena fruta é poderosa, especialmente para as mulheres. O cranberry pode prevenir infecções do trato urinário. Segundo um estudo da Universidade de Rutgers, essa fruta pode ajudar até no combate do câncer de ovário já que aumenta a eficácia dos medicamentos quimioterápicos usados para tratar a doença. Ela pode retardar o crescimento de algumas células cancerosas.

Outro estudo descobriu que pessoas que bebem um copo de suco de cranberry sem açúcar diariamente aumenta seu colesterol bom em até 10%.  Também é capaz de inibir e/ou diminuir a formação de placas da bactéria Streptococcus mutans, principal causadora das cáries dentais e formação de placas bacterianas, prevenindo gengivites.

Os Estados Unidos são os maiores produtores dessa fruta, sendo que o Estado do Wisconsin, representa cerca da metade da produção de cranberries naquele país. De cor vermelho escuro quando madura e de sabor ácido forte, apenas 5% da sua produção é vendida in natura. O restante é processado em sucos, molhos e bagas adoçadas e secas.

FRAMBOESA

De sabor doce e levemente ácido, a framboesa é rica em vitamina C, betacaroteno e flavonoides elementos essenciais para a saúde do nosso corpo. Esta vitamina ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e, por sua vez, é um antioxidante notável que previne o envelhecimento precoce.

Essa fruta é uma poderosa fonte de fibras, apenas meio copo dela já possui quatro gramas.  Essa porção também é capaz de garantir 25% da ingestão diária recomendada de vitamina C e uma dose extra de manganês.

Também auxilia na perda de peso, além de vários outros benefícios para a pele e cabelo. Ao melhorar seu sistema imunológico, essas bagas realmente cuidam de sua saúde geral, e são muito fáceis de serem adicionadas na sua dieta pois possuem um sabor delicioso.

No Brasil, é pouco cultivada, mas nos últimos anos, tanto aqui como no exterior, sua procura tem aumentado, devido às suas propriedades funcionais. Elas não são climatéricas, ou seja, precisam ser colhidas no ponto correto de sua maturação.

Por ser uma fruta frágil e sensível ao transporte, geralmente é comercializada congelada. Mas assim como a maioria das frutas, seus benefícios permanecem mais significativos quando consumidas natural.

GOJI BERRY

Recentemente, essa pequena fruta ganhou os holofotes graças a sua enorme quantidade de nutrientes. A Goji Berry é a fonte mais rica em vitamina C disponível atualmente, pois ela possui 500 vezes mais vitamina C que a laranja.

Além disso, ela também possui aminoácidos e aproximadamente 21 oligoelementos. A Goji possui uma enorme concentração de antioxidantes – cerca de 25 mil unidades para cada 100g, uma quantidade muito superior à encontrada em diversos alimentos.

Como as condições climáticas para a produção da Goji Berry são bastante específicas, no Brasil, ela só é encontrada no formato de fruta desidratada ou em pó.  Pode ser comido ao natural, ingerido na forma de suco ou de chá, ou como tintura (extrato alcoólico); na medicina tradicional chinesa, suas raízes são usadas no tratamento de inflamações e doenças cutâneas.

A goji contém muitos nutrientes e fitoquímicos. – Contém 18 aminoácidos (13g por cada 100g de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao polén da abelha e com mais proteínas que a maioria dos cereais integrais), incluindo os oito que são essenciais para a vida, tais como a isoleucina e triptofano.

Um dos destaques dessa frutinha são os carotenoides, grupo do qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Esta, aliás, é a grande representante da turma, já que responde por quase 60% do conteúdo de carotenoides da fruta.

E já está mais do que demonstrado que as substâncias dessa classe são capazes de prevenir problemas sérios de visão, como aqueles que afetam a mácula – a parte central da retina, cuja missão é captar os detalhes.

AMEIXA

Os benefícios da ameixa são maiores do que as pessoas têm conhecimento. Normalmente lembrada apenas pelas propriedades laxativas, a ameixa possui uma enorme variedade de nutrientes.

Essa fruta suculenta pode ajudar a manter sua ansiedade sob controle. A ameixa contém um antioxidante chamado ácido clorogênico, que, de acordo com pesquisadores franceses, está ligada à diminuição da ansiedade.

Rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, a ameixa é uma opção extremamente saudável para ajudar a manter a dieta.  Estudos têm comprovado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde, perda de peso e defesa contra diversas doenças.

Com sabor doce e ligeiramente azedo, pode ser consumida fresca ou na versão desidratada (ameixa seca), sendo uma excelente opção para o café-da-manhã ou os lanches entre as refeições.

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